top of page
Buscar
  • Ricardo Paiva

Vendas do varejo crescem 25,5% no primeiro semestre de 2021

Levantamento do Mastercard SpendingPulse mostra que consumidores estão ansiosos para sair e comprar



As vendas do varejo brasileiro cresceram 25,5% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020, segundo o Mastercard SpendingPulse. O índice mede as transações nas lojas física e online em todas as formas de pagamento.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, os setores de Roupas (+59%), Artigos Pessoais (+40%) e Móveis e Eletrônicos (+36%) tiveram os crescimentos mais significativos.

O cenário excepcional do varejo em 2020, causado pela pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social, também pode ser percebido pela comparação ano a ano com as vendas do comércio eletrônico brasileiro. O índice classifica as vendas por comércio eletrônico aquelas nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela internet, com o pagamento podendo ou não ser feito online.

No primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce tiveram uma queda de 12,3% quando comparadas aos significativos e constantes crescimentos que vinham apresentando até então, por conta da digitalização causada pela pandemia.

De acordo com Estanislau Bassols, gerente-geral da Mastercard Brasil, a expansão das vendas do varejo é marcada pela nova flexibilidade em relação à reabertura do comércio físico: “Após a intensa transformação digital que tivemos no ano de 2020, durante o qual todo o setor precisou migrar para o ambiente online, no primeiro semestre de 2021 começamos a observar o retorno do comércio físico e a volta do consumidor ao varejo tradicional”, analisa o executivo.

Outras bases de comparação usadas no Mastercard SpendingPulse também mostram bom desempenho no varejo brasileiro nos últimos meses. A comparação do ano com os dois anos anteriores (2021-2019) revela que as vendas do varejo cresceram 16,7% no comparativo do ano com os 24 meses passados. As vendas do comércio eletrônic


Imagem: Bigstock

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/08/06/vendas-do-varejo-crescem-255-no-primeiro-semestre-de-2021/

26 visualizações0 comentário
bottom of page